Passo a passo, dia a dia...

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Reeducação Alimentar OU Educação Alimentar ????



Hj, tive um "papo cabeça" c/ minha sobrinha (ela tem 4 aninhos) enquanto ela comia o seu elma chips, dá uma olhada no diálogo:


sobrinha: Tia, vc quer salgadinho?
eu: Não quero, obrigada!
Tu não gosta de salgadinho????
eu amo salgadinhos!!!!
E pq tu não quééé?????
Porque a tia tá fazendo uma Reeducação Alimentar ... a tia tá de dieta...
O que é dieta???????
Dieta é qdo agente precisa comer coisas mais saudáveis para ficar mais bonita e mais saudável...
o que que tu come?????
eu como arroz, feijão, saladas, suco, frango....
alface também???
não, eu não gosto muito de alface!
A minha mãe disse que agente não gosta, só daquilo que nunca provou!
hahaha ... é... a tua mãe tá certa!
Pq tu não prova alface, tia????
Pq nunca me ensinaram isso!!!!! Mas te prometo que essa semana eu vou comer, tá bom!?
tá bom!

Gente, parece desculpa... mas isso é verdade!!!! Minha mãe nunca me disse que eu precisava comer salada, eu lembro de comer frutas, mas pq eu gostava de frutas e não pq me mandavam comer ... mas salada??? eu NUNCA comia! Então hj vi (através de uma criança q tem 4 anos e está recém aprendendo a se limpar) que o que eu estou fazendo não é uma reeducação alimentar, mas uma EDUCAÇÃO alimentar! Porque eu nunca fui educada em relação à isso! Lembro que era a empregada que fazia a comida e a colocava na mesa e pronto... se eu quisesse comer comia e se não quisesse td bem... minha mãe mesmo em casa (todo santo dia) nunca me pediu para comer ou provar... ainda mais salada!

Muitas coisas eu "torço" o nariz sem nem mesmo saber se gosto... então tá decidido: Hj tenho mais uma meta pessoal a ser alcançada: provar coisas novas, todas as que (eu acho) não gosto, e postar aqui essas novas "descobertas" de sabores... quem sabe eu não me surpreenda!?

3 comentários:

  1. Bom dia Ane, com certeza, eu também fui educada assim, e não por descuido da minha mãe, é falta de preparo mesmo sabe, de conhecimento mesmo. Mas vamos a novas experiências!!! beijos e Boa sexta-feira

    ResponderExcluir
  2. oi... parabens viu
    vi q vc se inscreveu no desafio da lu francesa... tbm me inscrevi... espero q juntas a gente consiga eliminar mtos quilos...
    bjos e boa sorte

    ResponderExcluir
  3. COmigo foi exatamente o contrário: tinha que comer tudo que tivesse em casa (tinha sempre verduras, frutas), ou seja, minha mãe ficava atenta à necessidade de uma alimentação equilibrada e hoje, gosto de tudo. Sem firulas para comer.

    Na verdade, não tomo café preto e evito coisas muito amargas. Mas isso hoje, adulta. :) Vale à pena experimentar novas coisas sim, tô com sua sobrinha! Bj

    ResponderExcluir